Espaço Cuidar

Clínica de Psicologia Existencial
caminho_1

É um método filosófico que se propõe apreender aquilo que acontece no momento imediato, sem intermédio de teorias ou explicações que afastem o Homem de sua vivência.

A Fenomenologia (do grego phainesthai, aquilo que se apresenta ou que se mostra, e logos, explicação, estudo) surge na segunda metade do século XIX, com Edmund Husserl (1859-1938), como crítica ao pensamento científico que divide o Homem em instâncias diversas, teorizando suas experiências. O interesse fenomenológico não está na busca de uma lei geral e absoluta que explique o mundo e o Homem, mas sim na maneira como o mundo se dá para cada ser humano que o percebe a partir da trama significativa de acontecimentos que compõe sua história de vida.

Portanto, a proposta da Fenomenologia não é enquadrar a pessoa em um referencial teórico, e sim buscar uma compreensão dos fenômenos que configuram o campo vivencial de cada ser humano.

Leitura indicada:
O que é a Fenomenologia
André Dartigues
Centauro Editora




Dissemine conhecimento! Compartilhe:
Indique! Envie esse conteúdo por e-mail para um amigo! Indique! Envie esse conteúdo por e-mail para um amigo!

19 Comentários para “O que é Fenomenologia?”

  1. Adorei o conteúdo!
    É muito importante compreender o comportamento mediante fatos, ações e reações a partir da realidade.

    Abraço

    Noêmia

    Noêmia

  2. Bom dia Noêmia!

    É um prazer receber o retorno das pessoas que visitam o site, que dão sugestões ou fazem críticas. É uma forma de mantermos contato, e direcionar o conteúdo do site.

    Um abraço

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  3. adorei o texto bem objetivo sem rodeios..sou aluna de psicologia e convenhamos que na psicologia tem muito disso os textos são longos e muitas vezes cansativos, e no final vc acaba não entendendo nada..

    Valciria

  4. Este conceito de fenomenologia abarca de forma sintética todo o significado da proposta…

    Mario Lucio

  5. Muito interessante e enriquecedor a abordagem a respeito da fenomenologia, espero que tenham mais proposta sobre esse e diversos outros temas da Psicologia.

    Sds,

    Roque

  6. Olá Roque!

    Buscamos alimentar sempre o site com textos e informações importantes sobre a Psicologia Fenomenolóigico-Existencial!
    Essa troca entre nós e vocês, nossos leitores, é muito importante.

    Um abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  7. Adorei este site, está me esclarecendo muitas dúvidas. Gostaria de ler algo sobre psicopatologia. Onde posso encontrar?
    Obrigada e parabens
    abraços
    laura

    Laura M. F. Cunha

  8. Oi Laura!

    Aqui no site temos um link que indica leituras para diferentes áreas abordadas pela Fenomenologia Existencial. Você pode clicar em http://www.espacocuidar.com.br/psicologia/livros-indicados/sobre-psicopatologia

    Um grande abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  9. Ola ,

    Boa Tarde!
    Gostaria de saber qual é o papel do psicologo fenomenologo? e qual é o seu trabalho na terapia?

    Att

    Tamiris

    Tamiris Campos

  10. Olá Tamiris!
    Sua pergunta é muito ampla, mas eu posso começar respondendo o seguinte: A Fenomenologia é uma das abordagens dentro da Psicologia, e como tal, ela oferece ao profissional uma direção para que se possa compreender o homem, o mundo e a relação ser-no-mundo. No site há vários textos que tratam de questões centrais dessa abordagem, e acredito que possam ajudá-la a entender um pouco melhor a proposta da abordagem. É importante pensar que não há uma resposta pronta para esta pergunta, e sim uma construção que vai se dando no tempo, na medida em que você se aproxima do tema.
    De qualquer forma, deixo um pequeno texto que fala brevemente sobre a abordagem Fenomenológico-Existencial:

    ” A Psicoterapia é um processo de atendimento psicológico realizado por um profissional formado em Psicologia. Esse processo consiste na busca de uma compreensão mais ampla a partir da queixa trazida pelo cliente.

    Juntos, psicoterapeuta e cliente, irão buscar essa compreensão para que as dificuldades possam ser superadas a partir de novas escolhas que o cliente efetive em seu dia-a-dia.

    Nesse sentido, a pessoa que procura uma Psicoterapia Fenomenológico-Existencial assume uma postura ativa dentro do atendimento, apropriando-se de sua vida de forma mais responsável, encontrando maneiras mais saudáveis de relacionamento consigo e com o mundo, descobrindo seu potencial e aprendendo a cuidar de forma criativa de sua existência.”

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  11. Acabei de me graduar em Psicologia, estava procurando sites sobre fenomenologia existencial, abordagem que me identifiquei muito no decorrer da faculdade. Achei esse site e abri por curiosidade, fiquei impressionada com os links, é maravilhoso, os textos são bem explicativos e fáceis de compreender.
    Abraços,
    Cleonice

    Cleonice

  12. Muito obrigada pelo retorno Cleonice!
    Espero que você possa aproveitar bem todo o nosso conteúdo.

    Um grande abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  13. Parabéns Anna!

    Li apenas a definição de Fenomenologia e ela é uma síntese perfeita. Vou voltar a ler o site com mais tempo, pois percebi o quanto vai ajudar-me no 9º período de psicologia, no qual vou fazer o Estágio Supervisionado e Orientado I, em Fenomenologia.
    Deus abençõe!

    Elisângela Cunha

  14. Adorei o conrteudo,favor me tire uma duvida,posso fazer minha monografia com o seguinte tema: A Psicologia Fenomenologica e sua atuacao no processo de reabilitacao no sistema penitenciario

    gleiciane maria dos santos

  15. Que bom saber que pude contribuir com você, Elisângela!
    Venha mesmo nos visitar mais vezes!!!

    Um grande abraço,

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  16. Que bom ter gostado do conteúdo!
    Quanto ao tema que está pretendendo para sua monografia, ele é muito interessante! Acredito que será um ótimo trabalho.
    Boa sorte!

    Um grande abraço,

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  17. Ótimo site, com muitas informações maravilhosamente sintetizadas. Creio que a fenomenologia pode ser um excelente recurso para a psicologia.
    Continue o bom trabalho!

    Lucas

  18. Boa Noite, gostei do site. Sou acadêmico do curso de psicologia e gostaria de saber mais sobre o assunto, como por exemplo livros, autores e afins. Se puderes me indicar alguns peterw.acosta@dr.com

    Abraço! e muito sucesso!

    Peter

  19. Estou começando a estudar fenomenologia, e estou me apaixonando
    Vera

    Vera

Gostou desse Conteúdo? Comente!