Espaço Cuidar

Clínica de Psicologia Existencial
Parkway-1096831_50872931

A Psicoterapia é um processo de atendimento psicológico realizado por um profissional formado em Psicologia. Esse processo consiste na busca de uma compreensão mais ampla a partir da queixa trazida pelo cliente.

Juntos, psicoterapeuta e cliente, irão buscar essa compreensão para que as dificuldades possam ser superadas a partir de novas escolhas que o cliente efetive em seu dia-a-dia.

Nesse sentido, a pessoa que procura uma Psicoterapia Fenomenológico-Existencial assume uma postura ativa dentro do atendimento, apropriando-se de sua vida de forma mais responsável, encontrando maneiras mais saudáveis de relacionamento consigo e com o mundo, descobrindo seu potencial e aprendendo a cuidar de forma criativa de sua existência.

Leituras indicadas:
Na presença do sentido: uma aproximação fenomenológica a questões existenciais básicas
Augusto Pompeia & Bilê Tatit Sapienza

Do desabrigo à confiança: Daseinsanalyse e terapia
Bilê Tatit Sapienza

Psicoterapia Existencial
Irvin Yalom




Dissemine conhecimento! Compartilhe:
Indique! Envie esse conteúdo por e-mail para um amigo! Indique! Envie esse conteúdo por e-mail para um amigo!

52 Comentários para “O que é Psicoterapia Fenomenológico-Existencial?”

  1. Gostei muito! Sou recém formada e apaixonada pela abordagem existencial, gostaria de fazer todos os cursos, tenho sede de saber,aprender.Obrigada pela indicação dos livros. Quero estar sempre informada quanto aos cursos e eventos.Tenho atendimento aos sábados o que me impede de participar do curso da compreenção da somatização. Obrigado pela atenção e respeito que dedicas aos profissionais existenciais.

    Maria de Fatima M. Casarim

  2. Bom dia Maria de Fátima

    Eu também agradeço o seu retorno.
    Meu trabalho só tem sentido nessa perspectiva de troca entre todos que se interessam pela compreensão do humano, principalmente a partir da Fenomenologia Existencial!

    Um forte abraço
    Anna Paula

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  3. Gostei muito de toda informação sobre a abordagem existencial. Estou cursando o 6º período de psicologia, e ainda não tinha certeza da teória a ser trabalhada.
    Gostaria de informações sobre livros, cursos, eventos.
    Obrigada

    Sueli Aparecida Alves

  4. Sou estudante de Psicologia, e estou no sétimo período e estou estudando uma disciplina de Teorias e técnicas psicoterápicas em fenomenologia existencial e temo não ver mais no curso este tipo de abordagem e gostaria de sempre receber informações a respeito da fenomenologia no atendimento clínico para aprimorar meus estudos.Obrigado.

    Flávia Eliza dos Reis

  5. Olá Flavia, pode deixar!
    Vamos mantendo você informada sobre as novidades aqui do Espaço Cuidar!

    Grande abraço.

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  6. Olá Sueli!

    Todas as informações que você pede estão disponíveis no site, nos links respectivos.
    De qualquer forma, pode deixar que eu vou avisando sobre as novidades do Espaço Cuidar.
    Obrigada pelo contato, nosso trabalho só faz sentido se houver essa troca.

    Abraço grande

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  7. Muito interessante.

    Ana Maria ferreira Neves

  8. Sou Psicóloga e estou finalizando meu curso de formação em Psicodrama. Me interessei pela abordagem da Feno, pois acredito que irá complementar nos atendimentos. Portanto gostaria de saber se ainda há vaga para o curso do dia 06 e 07.

    No aguardo,
    Karla

    Karla Cavalcante

  9. Boa noite Karla

    Ainda temos vagas para o curso de Psicoterapia Fenomenológico-Existencial, que acontecerá nos dias 06 e 07 de Fevereiro.
    Portanto, decidindo participar conosco, seja bem-vinda!

    Um abraço

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  10. Sou estudante de psicologia e gostaria de saber mais sobre esse assunto, ainda não vi mais achei a proposta bem interessante.

    Ronalda S. de Lima Cruz

  11. Ótimo que você se interessa pela abordagem Fenomenológico-Existencial.
    Para saber mais sobre o tema, leia os nossos artigos e busque os livros indicados também no site.
    E qualquer dúvida, vamos mantendo contato.

    Um abraço

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  12. sou estudante de psicologia ,esou no sexto período e tbm fazendo terapia nessa abordagem existencial.gostaria de saber mais sobre o existencialismo,ese tipo de abordagm tbm é indicado para jovens dependentes quimicos?desde já agradeço pela atenção.m de fatima.m.s.telles

    maria de fatima m.s.telles

  13. sou apaixonada por esta ´area, tudo que tenho lido é maravilhoso, ter esse espaço para acrescentar conhecimento é magnifico. Me formei recentimente e no final do curso so tive psicanálise, de certa forma tenho tido muito contato com essa linha, a dúvida é que como posso gostar da linha existencial e na minha atuação fazer intervenções como psicanalítica? Preciso de um retorno para esclarecer essa minha dúvida. Acho também que temos pouca oferta de estudos referentes a prática existencial . um abraço Ana

    rosangela araújo martins oliveira

  14. Olá Rosangela!

    De fato, a abordagem fenomenológico-existencial ainda é pouco difundida e estudada, inclusive nos currículos universitários. Os cursos de Psicologia têm uma ênfase grande na Psicanálise e na TCC. Entendo esse cenário como resultado de anos e anos de cristalização de um certo tipo de pensar que imprimem a veracidade de determinadas teorias, não abrindo muito espaço para que uma outra forma de olhar possa surgir como alternativa.
    Por esse motivo, é comum que pessoas que gostam muito da Fenomenologia Existencial, entrem em conflito com tudo o que foi aprendido durante anos de formação, e comece a traçar comparações, que se formos olhar de perto, não poderiam existir, pois não há como comparar duas formas de pensar tão diferentes – no caso, a Psicanálise com a Fenomenologia Existencial. O interessante é você optar por um caminho, para que você possa tê-lo como norteador do seu trabalho, e para isso, deve ser aquele com o qual você mais se familiariza.

    Vamos mantendo contato.
    Um abraço.

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  15. obrigada por ter respondido, por favor me envia alguns nomes de livros para nortear minha linha de trabalho fenomenológica, se possível.
    tenho sentido falta de fontes teórica para nortar essa pratica, mas sei também que não posso agarrar a nenhuma teoria pois estamos lidando com o imprevisível pois o ser humano é um constante vir-a-ser abraço carinhoso

    rosangela araújo martins oliveira

  16. Olá Rosangbela, desculpe a demora em responder!
    Bom, você pode encontrar em nosso link “Saiba mais sobre Psicologia”, o link “Livros Indicados”.
    As referências bibliográficas estão organizadas por temas d interesse.

    Um abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  17. Eu eu faço psicologia e queria ser mais do assunto, vou particiapar de uma mostra cientifica.

    elineia

  18. Você encontrará informações nos artigos disponíveis no site ou pode também buscar a partir da bibliografia recomendada. Para isso, acesse o link do site: “Saiba mais sobre Psicologia”, e logo após, “livros indicados”.

    Um abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  19. Sou recém formada e tenho vivenciado muitas aprovações na Clínica. Gostaria muito de conseguir o livro, “Na Presença do Sentido” (Pompéia). Quero parabenizar pela definição da Psicoterapia. Um grande abraço!

    Maria de Lourdes Oliveira Pereira do Nascimento

  20. Olá Maria de Lourdes!

    Você consegue o livro “Na presença do sentido” entrando em contato com a ABD (Associação Brasileira de Daseinsanalyse), nos telefones: 11-3081-6468 ou 11-3082-9618.
    Vou passar também o site: http://www.daseinsanalyse.org

    Boa sorte!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  21. Sou recem formada em Psicanalise,é adorei as suas ersposta desde ja agradeço pelo respeito,que vc tem com os demais profissional dessa area,um abraço é foi um prazer ler seus comentarios.

    Clelia Maria Nepomuceno Mendes

  22. Olá Anna Paula!
    Primeiramente, parabéns pelo site! Riquíssimo!!!

    Sou Psicóloga e depois de 4 anos de formada resolvi abrir meu consultório, mas tenho uma dúvida enorme que está me incomodando muito. Qual a diferença entre as abordagens: Humanista, Fenomenológico Existencial e Abordagem Centrada na Pessoa????

    Rosangela

  23. Olá Clelia, também agradeço pelo comentário.
    Acredito que o respeito deva estar sempre presente!
    Não gosto de posturas radicais que encontro em alguns profissionais que defendem abordagens e teorias como se as mesmas fossem verdades absolutas. Acredito no diálogo entre os diferentes pontos de vista que se dirigem à compreensão do humano! Isso é muito enriquecedor.
    Vamos nos falando.

    Um grande abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  24. gostei muito desta pagina me ajuda muito nos meus estudos em psicologia rogeriana.

    bruno morais

  25. Olá Anna Paula, sou estudante de Psicologia estou no segundo ano, e faço Psicoterapia com uma Psicologa com essa abordagem Fenomenologia existencial, ha um ano e meio nossa estou adorando.
    Estou vendo essa linha na faculdade e tenho muita facilidade com ela, e realmente com o existencial é a busca,da compreenção da historia de vida, e o desenvolvimento de novos significados.

    Grata um grande abraço…Carolina Macedo.

    Carol Macedo

  26. Que bom Carol!

    Então, sempre que puder dê uma passadinha aqui pelo site, acompanhe as nossas novidades e vamos trocando ideias e experiências.

    Um abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  27. ola Ana paula! qUE BOM QUE POSSO CONTAR COM ESSE SITE PARA ENRIQUECER MINHA VIDA ACADEMICA ; ESTOU NO 3ANO E ESTOU AMANDO !!!!!BJOS

    rogeria souza

  28. Olá Rogeria!
    Bom saber que o site enriquece sua vida acadêmica! Esse também é o nosso objetivo!

    Um abraço.

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  29. Olá Ana Paula sou acadêmica de psicologia estou concluindo o primeiro semestre aos meus 50 anos de idade. Depois de um período de 28 anos sem estudar estou realizando meu sonho neste curso “maravilhoso”, enfrento a cada dia um novo desafio pois sou cabeleirereira e tive que reorganizar-me. Fiquei muito feliz por saber que podemos adquirir mais informações tão preciosas através desse site. Maravilhosooo….

    scheila nanci

  30. Obrigada pelo retorno Scheila! É muito bom saber que nosso site cumpre o papel de compartilhar os conhecimentos da Psicologia, especialmente no que diz respeito à Psicologia Fenomenológico-Existencial.

    Um grande abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  31. Obrigada pelo retorno Scheila!
    É muito bom saber que nosso site cumpre o papel de compartilhar os conhecimentos da Psicologia, especialmente no que diz respeito à Psicologia Fenomenológico-Existencial.

    Um grande abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  32. Gostaria de receber emails desse site!

    fabio de oliveira

  33. Ok Fabio!
    Por favor, confirme o seu e-mail para que possamos adicioná-lo em nosso cadastro. fabiotao@ig.com.br

    Um abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  34. Boa tarde,Ana sou estudante de psicologia do 4º ano, estou me interessando, por fenomenologia existencial, gostaria de saber sobre cursos que poderia estar frequentando, pois na universidade a enfase maior é a psicanalise, desdeja obrigado.

    Robson Domingos

  35. Boa tarde Robson!
    Aqui no Espaço Cuidar oferecemos cursos à distância em vários campos da Psicologia, sempre a partir do enfoque Fenomenológico-Existencial.
    Essa é uma opção para quem quer ir aprofundando um tema ou abordagem dentro de um processo de formação, ou seja, começando pelos cursos de extensão (os quais têm sua caga horário reduzida em relação aos cursos de especialização), você terá mais familiaridade em tal tema para buscar aprofundar sempre mais o assunto.

    Vou deixar os links de nossos cursos aqui:
    Orientação Vocaciona:
    http://www.espacocuidar.com.br/psicologia/cursos-workshops/a-orientacao-vocacional-na-compreensao-fenomenologico-existencial

    Somatização:
    http://www.espacocuidar.com.br/psicologia/cursos-workshops/somatizacao-na-compreensao-fenomenologico-existencial

    Psicoterapia Infantil:
    http://www.espacocuidar.com.br/psicologia/cursos-workshops/psicoterapia-infantil-no-enfoque-fenomenologico-existencial

    Psicoterapia Fenomenológico-Existencial:
    http://www.espacocuidar.com.br/psicologia/cursos-workshops/curso-introducao-a-abordagem-fenomenologico-existencial

    Fico à disposição para outras dúvidas.

    um abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  36. Adorei conhecer este site, pois estou concluindo o curso de Psicologia e minha abordagem é a fenomenológica existencial. Hoje participei do seminário de Formação continuada e o tema foi” o processo de tornar-se psicoterapeuta iniciante”. Foi um trabalho muito enriquecedor! e de repente podemos trocar algumas idéias….

    Maria das Graças Pinto Fontenele

  37. Muito legal Maria das Graças!
    É ótimo compartilhar ideias! Sinta-se sempre bem-vinda em nosso site!

    Um abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  38. muito bom!

    michael

  39. Olá meu nome é Oliveira estou no quarto ano do curso de psicologia, esse semestre tive aula de Fenomenologia-Existencial até agora foram as melhores aulas que tive, pois sempre gostei de filosofia principalmente os pré-socráticos, por isso me identifiquei com essa forma entender o ser-humano, distanciando-o do modelo da metafisica-ocidental, caiu como uma luva esta abordagem pra mim, se puderem me respondam.
    Agradeço e desculpa a folga!
    Como faço pra eu cursar este curso, ele é totalmente on line?

    oliveira

  40. Boa tarde Oliveira!

    O curso é totalmente on line e para cursá-lo é preciso seguir os passos descritos no link correspondente ao curso de seu interesse. No momento, oferecemos quatro cursos à distância. Seguem os links respectivos, caso queira ser direcionado para eles:
    Psicoterapia Infantil:
    http://www.espacocuidar.com.br/psicologia/cursos-workshops/psicoterapia-infantil-no-enfoque-fenomenologico-existencial

    Psicoterapia Fenomenológico-Existencial:
    http://www.espacocuidar.com.br/psicologia/cursos-workshops/curso-introducao-a-abordagem-fenomenologico-existencial

    Somatização:
    http://www.espacocuidar.com.br/psicologia/cursos-workshops/somatizacao-na-compreensao-fenomenologico-existencial

    Orientação Vocacional:
    http://www.espacocuidar.com.br/psicologia/cursos-workshops/a-orientacao-vocacional-na-compreensao-fenomenologico-existencial

    Caso tenha alguma dúvida, fico à disposição.

    Um forte abraço,

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  41. olá, sou estudante do 3º ano de psicologia gostei muito das contribuiçoes deste site, pretendo seguir este caminho.

    michael

  42. Que bom Michael! Continue nos visitando, será sempre bem vindo.
    Um abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  43. Gostaria de iniciar o curso. Como fazer? Meus dados e cópia do recibo envio em que e-mail? Obrigada!

    Roseclair Brandini Branco Natalin

  44. Olá Roseclair!

    Você deve enviar os seus dados e o comprovante de pagamento para o e-mail paula@espacocuidar.com.br ou para o espacocuidar@gmail.com
    Após confirmarmos o recebimento, enviaremos o primeiro módulo do curso para seu e-mail e assim você poderá dar inicio ao curso.

    Um abraço!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  45. Ola! Gostei muito de pesquisar neste site, estou cursando o 9. periodo de Psicologia e estou apaixonada pela teoria fenomenologica-existencial. Abri este site para fazer uma pesquisa para o meu relatorio de estagio, e encontrei tudo que podia contribuir para o relatorio… Obrigada! Edith de Manaus-AM

    Edith Santos

  46. Que ótimo saber disso Edith!
    É muito bom poder contribuir na formação de futuros profissionais da área.

    Um beijo grande e venha nos visitar mais vezes!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  47. A PSICOLOGIA FAZ PARTE DA MINHA VIDA E DESDE DE JA ADOREIE VISITAR ESTE SITE PORQUE VEM A NOS MOSTRAR UM POUCO DE COMO É O FUCIONAMNETO DA PSICOLOGIA E SUA FINALIDADE EM SE….

    elson

  48. Que bom Elson!!
    Um grande abraço,

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

  49. A PSICOTERAPIA PROMOVE O CRESCIMENTO EMOCIONAL, CONTRIBUINDO PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.

    jose luiz dutra cardoso

  50. Olá sou estudante de psicologia amo a fenomenologia tanto que gostaria de fazer meu TCC com a abordagem fenômeno existencial, você teria alguma dica pra me dar? obrigada

    Erica Lourenço Moraes

  51. Ola ! sou recém formada e me interesso muito pela linha teórica fenomenológica existencial queria saber como posso adiquerir mais conhecimento nestas abordagens e saber se ela pode ser trabalhada na ária hospitalar? desde já sou grata pela informação que puder me dar.

    vitalina

  52. Boa noite, Vitalina!
    Para aprofundar seus conhecimentos, busque cursos de pós-graduação, grupos de estudos, supervisão, e até cursos de extensão. A abordagem fenomenológica pode ser utilizada na área hospitalar sim. Inclusive, um dos meus primeiros contatos com ela foi justamente quando eu fazia um curso de aperfeiçoamento em Psicologia Hospitalar.

    Boa sorte!

    Anna Paula Rodrigues Mariano, Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial

Gostou desse Conteúdo? Comente!